16/06/2009

...até breve...


-Então, ... e a Catarina pá?!...já viste?!
-O quê...? Qual Catarina?
-A Catarina que morava ao nosso lado...matou-se ontem...vai ser enterrada agora, ainda não ouviste?!
-Não, mas espera...a Catarina?!... Eu que já não a via há tanto tempo!...Mas isso foi lá em casa...como é que ela fez isso?
-Não, não sei pá...acho que não foi lá, sei que se matou ontem, acho que em casa de um tio, ou o que é que foi... Que cena pá... e com um bebé de dois meses, já viste...aquela rapariga?
- Coitada...! Não imaginava, mas ela tinha um bebé?!
- Sim, nasceu agora...
-Vê lá tu que nunca me cruzei com ela grávida... Mas olha que, passei no cemitério ainda há pouco e via a foto, vi que era uma rapariga nova, e não a reconheci do carro... Coitada da Catarina!...Que notícia de Merda!

Pois é...que notícia de Merda!!!
Eu e o Aleixo...vivemos alguns anos lado a lado com a Catarina, seja no mesmo prédio, no mesmo piso.. no 3º andar do 54 da Rua Costa Veiga na cidade... , e da Catarina pouco sabíamos...a não ser que não tinha uma "grande" vida, há muito tempo.

Mas tinha um bebé...pensei eu! Pensam todos os outros... Mas mais do que pena, tenho um certo alívio pela Catarina. Nunca a vi Feliz no olhar... Tinha menos 2 anos que eu, e apesar de nunca termos andado juntas nem na escola nem na farra, há olhares que se reconhecem.

A todos os que a amaram, coragem...para enfrentar a vida sem ela e cuidar do seu rebento...

A ela, um sinal de respeito, pela coragem.

Não entendo o suicídio como um acto de egoísmo, ou desespero puros.
São sempre desfechos matizados de outras nuances que envolvem, muita infelicidade e tortura acumulada, e muita pesagem anterior... Apenas como um ponto final, numa historia onde ninguém é culpado, nem o próprio suicida, nem os que o envolveram ou não antes do acto, desde muito antes, ou num só acto "gota de Água".

É triste e pesaroso sim, e muito cruel pra quem fica, mas há atitudes, bem mais condenáveis, por um ponto de vista experiencial...

Paz à sua alma...

Sem comentários: