30/04/2006

... Obrigado Mãe ...

Porque será que o dia da mãe, me dá para chorar? Será que sou uma mãe frágil?
Será que sinto a falta da minha mãe? Será que, queria ser mais, muito mais Mãe e, simplesmente tenho pena de o não conseguir?

Reflicto apenas nas mães que mais me são próximas, e só entre meia dúzia de pessoas, já haveria tanto para sentir, para dizer, para relatar, para acarinhar, transpondo este cordão para todas as mães desta galáxia e arredores, tanto, tanto, quer dizer a palavra mãe…
O dia é de palavras mansas sim. Muitos nem ligam, outros, que já nem têm paciência para prendas, nem “tempo”, porque está difícil para todos, lá dão apenas um toque, um telefonema, um abraço, um “adoro-te mãe”, e passa mais um domingo, primeiro de Maio, mais um dia da mãe.

Aproxima-se a data, e preparo-me mentalmente, para o que será que este dia significará para mim. Para os outros, nem tanto me importa. Alguns querem apenas, “vender”, o dia da mãe, e lucrar com ele. Outros, querem esquecer que ele existe, porque estão demasiado ocupados para lembrar a sua mãe, ou simplesmente, porque, essa mãe, só de lembrá-la, os faz sofrer. Talvez, já não tenham mãe. Talvez tenham uma mãe daquelas que, nunca o soube ser…nunca esteve presente…nunca mereceu um abraço de um filho, uma filha, porque simplesmente, foi mãe, sem o ser… Conheço casos destes, tão próximos que me magoam demais, principalmente neste dia.

No dia em que fui mãe, e foi muito difícil acreditem, foi o dia mais completo da minha existência. Estive quase a partir, para uma outra, mas, fiquei, para provar a mim mesma que, sim, também sou mulher, uma grande mulher, e também mereço e, vou ser a melhor mãe que conseguir.
Hoje sou, passados 14 meses, uma mãe galinha, a mais galinha que conheço, babada pelo meu rebento, sempre pronta para lhe dar, o melhor de mim, a minha atenção, o carinho todo e mais algum, todos os mimos, e ainda, como todas as mães, sempre desejosa por um xi-coração. O coração apertasse-me de cada vez que há um dia menos bom, um dentinho a romper, um trambolhão, ou mesmo um grande hematoma, como foi o caso de hoje. Dói mais à mãe que, aos filhos, a maior parte das vezes.

E o que é para mim ser mãe: é ser vida, é ser a força que faz mover o mundo, nem que seja só, dentro das nossas quatro paredes. Ser mãe é ser, dona e escrava e não ter pena... agradecer, por essa dádiva.
E ter mãe? Oh meu Deus…ter mãe, é o que mais te agradeço neste mundo.
Sim, que seria de mim, sem minha mãe… Ela, aquela que firme me ampara, aquela que é rocha e aguenta toda a força bruta da maré viva e ainda me resiste, sem sol, sem carinho, sem o apoio que merecia, e não tem…
Essa sim, é uma grande mulher, a minha mãe, que eu admiro profundamente pela persistência em remar… remar sempre, e em me arrastar… Aquela que sei que nunca vou conseguir ser igual… e, tão mal estimada que é!

Uma senhora, sim, uma senhora também mãe, fez manchete recentemente numa revista cor de rosa, com a frase “Ser mãe, é aceitar viver o resto da vida com o coração fora do peito”. Achei essa frase de L. Castelo-Branco linda… Linda e, sentida…
E por estes dias, já que nunca consegui abraçar a minha mãe, vá-se lá saber porquê(são sempre os que mais amo os que mais afasto de mim) quero agradecer-lhe, tanta generosidade, por continuar a viver, há mais de 35 anos, com o coração fora do peito, por mim, e por meu irmão, por minha sobrinha, e pelo meu filho, e por muitos mais filhos, de outras mães, que bem a poderiam, chamar de mãe, também.
Minha mãe, é uma ancora velha, mas que apesar de desfiada, mantém a corda que nos segura, a todos. Minha mãe, é aquela pessoa que, nunca quero que me falte e, a quem tenho tanto faltado... Perdoa-me mãe, não saber ser como tu.

E que dizer, dos que não têm mãe? Aqueles que a perderam, guardam-na eternamente no coração, acredito. Mas, e aqueles que a têm, e não têm!? Aqueles que tiveram o infortúnio de nascer de uma mãe, que os abandonou, que os desprezou, e que em anos e anos, nunca se preocupou com eles? A esses eu deixo o meu respeito, por conseguirem, virar-se sem mãe, sempre com vestígios de marcas maiores sim, mas podem sempre chamar mãe, àquela que realmente os criou, os amou, e continua a ser sempre a avó, ou a tia, de mãe. (sim, falo da minha querida sobrinha, aquela que daria tudo, para ter sido eu a mãe, e daria tudo para não ter deixado passar tudo o que passou, e tudo o que ainda a faz querer chamar-me a mim, de mãe, ou de mãe, à minha mãe.

Sim…é muito bonito o dia da mãe, mas a mim, faz-me chorar!… Porque nem todos o sentem da mesma forma. Porque nem todos tem, ou não tem mãe, da mesma forma.
Porque nem todas as mães são como eu, ou a minha mãe. Porque, também para as mães, este mundo está virado ao contrário, e é muito injusto na maioria dos casos.

Por me deixar ver e sentir este e todos os outros dias, em tantas diferentes vertentes, por isto tudo, e muito mais: obrigado a essa "força maior", que me deu mãe, e que me fez mãe!... Oxalá, um dia, daqui a muitos anos neste dia, eu seja merecedora de um abraço carinhoso, e de um simples:“obrigado mãe

...Não te fartes de mim...!

sim esta foto é minha e está em
www.olhares.com/maluvik
Estou farta!
Farta de esperar…parar
De ficar sempre farta…
Farta de esperar
A esperança chegar…!

Será que há alguém, …há algo
Por que valha a pena
Tanto fartamento?!

Oh …que fartice!!!
Nunca te fartes de mim…
Amo-te afartadamente…
Até nunca me fartar .


Marta Luís
10-10-1991


20/04/2006

...Ilusões...


A dor que atinge os pássaros
Que cantam, sem terem eco...
Soa alto neste céu
Que me encanta, sem se mexer...

É tão belo,
O sorriso de uma criança que passa fome...
Raro...triste...
Tanto, que ninguém pode esquecê-lo...

É tanto o amor, que finge não existir
E se fecha neste beco...
Enche o mundo, só neste quarto,
que me adormece...sem me conhecer...

É tão estúpido...esse sentimento
Que luta, para não ser descoberto...
Tão imenso, que grita...
Sabendo que ninguém pode ouvi-lo...!

Tão bom seria,
Poder abrir teu coração que se faz descrente,
E plantar, e regar...
A semente que faz brilhar esses teus olhos...
E ficar,
Para sempre, dentro de ti...

Tão cruel,
É saber que tudo,...são ilusões que me enchem a mente...
E chorar,
Com a certeza que me traz de volta...
E aceitar, sem medo...
Que eu... morri !


Marta Luis
11-01-1996

(1º Prémio de Poesia
no Festival da Canção e Poesia da Martingança)

09/04/2006

…Nascida para amar…

Nascida para amar
A ti, a ele e, a outro alguém
Vencida por tanto chorar
Sofrida por tanto rir
Querida, por tão pouco querer
Quem um dia, me fez tanto sonhar…
Depois temida, por tanto prometer
A quem do sonho, me fez acordar!

Que importa, ser feliz, ou infeliz, agora…
Fechada e trancada a porta…lá atrás…?!
Já não me conforta, a ideia de voltar
Para o presente, para este mundo…
Quando se torna indiferente, e ausente, o amor.

Aquela criança já cresceu,
E ainda não viveu…

Nascida para amar
A ti, a ele, e a outro alguém,
Essa mulher, sou eu…
Aquela, a que no dia em que nasceu, morreu…
Para nunca na vida chegar…a amar, ninguém!

Marta Luís
07-09-1994

…Lágrimas…

Lágrimas…para quê?!
Vou sorrir…vou dar a volta por cima, amor…!
Não quero recordar-te,
Pelo quanto me fizeste chorar…!
Quero apenas lembrar,
O quão feliz, fui ao teu lado…!

Lágrimas…!...Para quê?!
Apenas quero ficar com o teu jeito gozado
De tornar tão lindo o meu existir…
Quero apenas, em silêncio, ter saudade…
Desse segredo, que te fez meu, por uns tempos!

Lágrimas, …não amor…metem-me medo:
Todas as lágrimas do mundo,
Não afundariam a dor,
De te ter, …
Para te perder…!

Marta Luis

07/04/2006

...Teu silêncio manso...e gasto...

Um gosto a sal, encobre todo o sabor doce da vida.O amargo, nos teus olhos, traz a minha alma ferida. O teu jeito indiferente, de fingires que és quem nada sente faz de mim inútil. Faz de mim, apenas mais um, a mais no teu caminho.
Será, que de todas as lágrimas que choraste, nem numa só, me reclamaste? Será, que nesse teu silêncio manso e gasto, nunca me chamaste?
Eu, sou aquele que te amou, de cada vez que por mim passaste e, foste embora. Eu, sou aquele que te escolheu, quando te olhou e, amaldiçoa agora essa hora.
Mas tu… Tu, mal amada.. andas cá, mas noutro mundo. Sofres tanto, sempre só… Caminhas às voltas, pelo fundo de um abismo, sem escada e não queres voltar para o sol, para os que riem. Preferes continuar a chorar por esses que te causaram tanta dor, tão sem dó. E não deixas ninguém te amar… nem eu, que nada mais sei fazer!

Mas eu, não quero ocupar o lugar, desse alguém que, tanto amaste. Nem sequer quero, que o vás esquecer. Quero apenas dizer-te que me roubaste, toda a razão de viver.
Quero apenas que partilhes comigo esse sentimento que fizeste nascer.
Quero apenas ser teu amigo, amor, por favor!
Lembra-te… Foste tu quem me ensinou: “A dois, …não é tão difícil sofrer!!!”

Ass: por um amigo…à Marta

...Porque sou homem...

"Existo...
Sem saber como ou porquê
Sei que, tu e eu, nós existimos,
vivemos, ou tentamos sobreviver…

Cheiro uma flor
Uma frágil flor que sente sem responder,
que sofre sem reclamar…

Queria dizer que não o faço, de propósito
Que, não a tirei da fonte da vida por mal
Porque, nem sei, porque lhe arranco as pétalas
Sem dó, nem satisfação.
Apenas as destruo, porque sim
Porque sou homem,
Sou homem, e posso!

Hoje abraço e beijo
Amanhã largo e maltrato…
Sou homem
E por isso descolo, derrubo, desligo,
Sem dó nem satisfação…!

Agora desejo e amo
Depois repudio e enjoo,
Porque sou homem,
Sou homem, e posso!

E tanto faço e desfaço
Penso e repenso
Que agora,
Vejo que, já não desejo nem amo
Não faço nem desfaço
Não construo nem destruo
Não vivo nem sobrevivo

Apenas existo…!
Mas…existo sempre?!
Não.
Porque sou homem,...
Sou homem, e
não posso!"

Este foi um poema que ouvi no programa Companheiros da Noite, na RLO, há já muitos anos, mesmo muitos anos atrás, (pelo menos 15) e gravava a emissão nessa altura, e gostei muito, pelo que o partilho...
Lembro-me que fora enviado para aquele programa (onde muitos ouvintes, tal como eu, colaboravam enviando o produto da sua veia poética), por um recluso que, estava detido à data...faz sentido... mas não me lembro do nome do autor...não gravei essa parte.

… Plásticas …

Restos de sol, ferem meu último olhar.
Rastos de luz, escurecem o meu eterno viver.
Sombras, de tudo o que fui e o que vi,
Mancham de negro, o nada que serei.
Apenas partes, espalhadas, roubadas de mim,
Se separam, se desvanecem, pelos cantos onde estive.
E, mesmo nada tendo para guardar,
Recolho hoje tesouros do meu ser,
Reclamo agora, por glórias que perdi,
Em tantas páginas que saltei, desse livro,
Meio lido…meio apagado e, sem fim…
Contando em branco, as histórias,
Da alma morta, que em mim vive…
Cantando baixinho, memórias…
As que sonhei e, não tive!

E, de rastos, me vêm à alma,
Essas lembranças ocas do tempo que não passa…
E, já presa…me alerto para fugir e,
Para não seguir, onde não vou...
E, é de toda aquela que me chamaram;
A deslouvada…a louca…até a calma;
De toda aquela que é minha própria massa,
Feita de matéria única…mas, a ruir,
Que…pedaços de mim, escondem o que sou...
E só não mostram aquela...
Que todos vocês amaram…!
São apenas plásticas, as palavras…vãs e inúteis…
Essas, que todos vós, por mim, falaram…!!!

Marta Luis
Alcobaça
19-10-1995