04/07/2009

...O Verão sem ti...

Este Verão assim dá-me o tempo que não quero. Sobra-me em desperdícios de momentos que não vivo contigo, quando não estás.Tenho até tempo para ler, e comprar livros e, até já me deixei de ler na net (apenas) e, vou apanhar ar e, visito a feira e, compro apenas os livros que ao tocar me lembram de nós.

Assim aconteceu com este, que de uma só rajada li, esta tarde...custou-me 1€ e valeu a pena: Trata-se de um curto (115pags.) mas excelente romance de 1996, de nome "Haldred", de Patrick Besson que se passeia pela Festa de Mojeström e pelos combates, pelas orgias e os insólitos ancestrais desta tradição nórdica, e assim conta a história de um amor louco, que me comoveu, e me invejou... (engraçado que o casal amoroso se encontrou num restaurante português, de nome "pescador" naquele lugar, na Noruega)

Logo na contracapa, o primeiro parágrafo do primeiro capítulo prendeu-me, e agarrei-o logo ali pra trazer comigo...
"O Verão começou naquela tarde, depois de um quarto de hora de Primavera, aproximadamente. Perguntei a Erika se queria casar comigo. Respondeu-me que Haldred nunca lhe daria o divórcio."
Abri, e li o segundo parágrafo...
"Amava-a de uma forma desalmada mas não lhe podia querer mal, disse ela, pois tinha feito tudo para isso."
Bastou pra me convencer... e já tinha outros na mão, que ficaram pra trás, na lista de prioridades de leitura...

Estas passagens que te deixo, poderão dizer-te porquê, levei hoje menos de uma hora a lêr este livro, e volto a ler e a reler, enquanto não me apetecer passar ao próximo: "Amores que atam" que também escolhi por nós:
"-Um amor como o nosso diz Erika, tanto pode continuar como acabar. Que importa? O importante é que tenha existido. Se fossemos imortais desejaria que o nosso amor também o fosse, mas como não é o caso..."
"Não, eu não queria dormir com ela. Foi sem dúvida essa a razão que fez com que ela depois me amasse tanto. por uma vez um homem não quisera dormir com ela."
"Perguntou-me se eu pensava muitas vezes nela. O que as feministas têm de aborrecido é que querem tanto estar em pé de igualdade com os homens que estes deixam de poder comunicar com elas, porque comunicar consiste justamente em dominar, ser dominado, usar de todas as artimanhas, violar, esmagar, oferecer-se, abandonar-se. A comunicação não é inofensiva, é amor, e no amor é preciso ser fraco."

"A questão de fazer ou não fazer amor não se coloca quando se deseja assim.(...)Mais do que fazer amor vivemos no interior do sexo como os leões vivem na selva. Entrámos no sexo e ele fechou a aporta atrás de nós e demo-nos então conta de que não era no sexo que nos encontrávamos mas no paraíso."

"O que é bom, quando acariciamos a mulher que amamos é que temos toda a eternidade à nossa frente."
"A voz é metade de uma mulher. Como se toda a vida nos fôssemos preparando para sermos cegos, guiamo-nos pelo som. A primeira coisa que fazemos não é olhar para uma mulher, mas ouvi-la. E só se a flauta de Pan que tem no lugar da boca nos encanta, é que começamos a olhar para ela. Aquilo que me seria mais difícil separar, se algum dia a Erika me deixasse, seria da sua voz."

"Tantas vezes a beleza zombou de nós que no dia em que ela nos contempla só somos capazes de pensar que não se trata com certeza de beleza."

"Em matéria de amor não há encontros, há apenas reencontros."
" O ser humano tem muitos vícios, disse Erika, mas deixar-se amar por alguém que não se ama é o pior de todos, e é precisamente esse o meu."

"Dois rios que se entrelaçam. Peixes correndo uns para os outros. Espuma. O nosso repouso, como se já antes tivéssemos partilhado o leito de cem noites. Começámos por não ter nada a dizer um ao outro - antes que as suas palavras e as minhas se fundissem umas nas outras. Fusão através do verbo que desabrocha como nunca antes. As nossas histórias que, para se encadearem, revolvem o passado no desejo de encontrarem laços. O que fizemos a dois quando ainda nem sequer nos conhecíamos."
Mais valia ler- te o livro inteiro não?!...
Mas não... transcrevi tudo, letra por letra...
Porque me soube muito bem ler-nos aqui, e dar-te a ler, a ti...
Assim preencho o Verão...sem ti...

Sem comentários: