07/07/2009

...Confirmo com pesar...


Há sensivelmente um ano atrás ou talvez um pouco mais que isso... deixei aqui um texto de Artur da Távola que subscrevo desde que o conheço e, isso é há bem mais tempo atrás... aliás, sempre foi um dos pensadores que me chamou a atenção em muitos aspectos, fases ou temas da vida... e neste tema, dos relacionamentos, sempre o considerei um mestre, apesar de que, confesso, não sou nada nada nada boa aluna...

E se há um ano o partilhei, foi porque achei que, poderia ajudar, na matéria em que só para os outros olhamos, e em nós nunca vimos defeitos, nessa matéria basicamente universal que é o amor entre duas pessoas e a fórmula para o vingar...

Dei-lhe o nome, a esse post: ...amar não basta... lembras-te?

Passado este tempo, o que também é irrelevante, porque o tempo não conta nesta matéria, onde ou se sente ou não se sente, ou se ama e está disposto a viver o amor, ou não se ama, e estamos indiferentes ao ficar sem esse amor, volto a reler o mesmo, não por activação da minha veia masoquista, mas porque se sempre insisti nisto, é porque, achava que valia a pena.

Hoje, confirmo com pesar que não valeu a pena, nenhuma das lágrimas, nenhuma das vezes em que tentei recuperar o irrecuperável, tentei forçar a existir o inexistente, tentei que, como hoje te disse as palavras me fizessem acordar do pesadelo de não estares aqui, para acreditar no sonho de um destes dias vires a estar...

E para mim, basta de me negares até as palavras, e de me tentares calar com os teus silêncios, basta de me dizeres que o que tivemos foi pouco, quando queria ouvir-te dizer que o que temos é tudo, basta de me dizeres que só te faço mal, quando não tentas nenhum bem me fazer...

"Amar não basta", e confirmo com pesar, que tudo o que tinha para te dar, não foi o bastante para ti... consequentemente tudo o que sentia por ti, não basta agora para te amar.

Se bem que quem manda é o coração e, não será hoje que eu possa dizer-te que deixei de te amar, nem num hoje que eu consiga imaginar, nem de longe nem de perto, só para não usar a palavra nunca.

Mas ambos sabemos, que não basta.

Era preciso que ambos, quiséssemos caminhar juntos, alimentar juntos, emocionar juntos, e seduzir juntos esse sentimento que dizíamos sentir um pelo outro... porque como disse Távola, ..."Tem que saber que o amor pode ser bom pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O amor é grande, mas não são dois. Tem que saber se aquele amor faz bem ou não, se não fizer bem, não é amor. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta."

E o meu amor, está esgotado de se sentir sozinho, não fisicamente se é que é preciso explicar-te, mas emocionalmente...

E não basta dizeres-me : "então está bem...basta!" para eu te perdoar não me teres amado o bastante, para preferires amar, com tudo o que o verdadeiro sentido da palavra implica...
Não basta dizeres-me que "lamentas muito" porque, lamentar não basta para apagar...nem o amor, nem a dor...
Não basta vires aqui ou até mesmo a outro qualquer lugar, dizer que não queres magoar-me mais, para o não fazeres...
Não basta dizeres: "então vive a tua vida", para eu viver...
Não basta afastares-te ou afastar-me, para sarar a ferida da ausência de nós em nós...

Era preciso que nunca mais (nem hoje nem em qualquer outro hoje a seguir que consigamos imaginar) estivéssemos separados. E mesmo assim, poderíamos dizer que não seria o bastante porque nada recupera os dias que tenho vivido sem mim ou os dias que tenho morrido sem ti.

Basta de estares longe de mim (não fisicamente se é que é preciso explicar-te - mas emocionalmente). Basta de me condenares, à distância, à estática e muda reacção e à indiferença, do que sinto e do que escrevo porque não me ouves...
Se o amor que te tenho não basta... então basta desse amor que não me tens...

Não basta querer amar-te, é preciso deixares-me sentir que me amas, mesmo quando não me deixas amar-te... Não basta que me ames, é preciso sentires que te amo, mesmo quando deixas morrer o nosso amor...

E só depois disso, se me disseres que basta,
é que te direi que mesmo assim, não basta meu amor!!!

Sem comentários: