14/11/2011

...sinto...


"Aquilo a que chamamos espírito
parece-me muito mais material
do que aquilo a que chamamos matéria;
sinto a minha alma mais manifesta e mais sensível
do que o meu corpo."


Miguel de Unamuno y Jugo

10/11/2011

...alguma coisa, boa...


E, no entanto, qualquer coisa foi acrescentada à minha interpretação do mundo. Alguma coisa jaz no mais profundo do meu ser. Por um momento, pensei que a alcançava. Mas é melhor deixá-la permanecer no mais profundo de mim até que possa germinar. Talvez ao fim de uma longa vida, num momento de revelação, eu consiga segurá-la sem qualquer esforço. Mas agora podia quebrar-se nas minhas mãos. Por cada ideia que chega a definir-se, mil se estilhaçam. Estilhaçam-se e desmoronam-se sobre mim.

Virginia Woolf,
As Ondas

05/11/2011

...acertei...


Eu jamais chegaria aonde cheguei se só andasse em linha reta.
Tive que voltar atrás, andar em círculos,perder dias,perder o rumo, perder a paciência e me exaurir em tentativas aparentemente inúteis pra encontrar um quase endereço,uma provável ponte: a entrada do encontro…
Acertei o caminho não porque segui as setas, mas porque desrespeitei todas as placas de aviso. 
 
 
Marla de Queiroz

04/11/2011

... a chover ...



A lembrança da tua voz
é minha companheira nos dias de tempestade

nas horas que lembro: viver é preciso apesar de...
apesar de tanta coisa ficar perdida
entre os olhares que nunca, n-u-n-c-a mais irão se cruzar

mas a tua voz fica, e soa, e canta às vezes
e eu começo a chover,
a chover,
c
h
o
v
e
r
para dentro de quem um dia fui
contigo.
(Cáh Morandi)

26/10/2011

...sem mim...


"... Minha maior e mais dura prova de amor foi, em resignação de Ícaro, deliberar-te a liberdade de dispensar minha presença e devolver-me assim, ao vazio de uma solidão envolta à alegria de saber que sua felicidade se faria sem mim ..."
Fabiola E Soares S

23/10/2011

...pois então...


Pois então. Estamos todos na mesma encruzilhada e chove em todos os cantos da estrada, mesmo que se mude a direção. Pois então, eu quero que você me deixe só, só sendo. Não tenho energia agora para dar respiração a qualquer frase. Não é que eu esteja numa má fase, mas me veio um choro antigo, mal digerido, uma lembrança sem cor. Estava guardado, eu sei, num pedaço qualquer de um restinho desbotado de amor. Deixa só eu limpar essas lágrimas, clarear minhas retinas, desengasgar essa bolha de águas salgadas. Só estou desembaraçando os sentimentos que ficaram órfãos de mim. Preciso explicar a eles que não sou mais parceira_sou agora herdeira da sorte, achei o meu norte, os pontos dos sins. E por mais que eu amoleça não se aproxime: eu não quero abraços, eu não quero conselhos. Engatinhei demais em cima da brita durante os meus aprendizados, só eu consigo enxergar as feridas e o cuidado que preciso dar para curar os meus dois joelhos. Vá cuidar das suas coisas, embeleze sua rotina_ há tempos eu te digo que estar sozinha, às vezes, é minha necessidade e minha sina. Guarde seu colo, seu consolo, suas palavras bonitas. Me deixe só, com o meu choro.Não estou triste nem aflita. Mas preciso descobrir como desatar isto que surgiu sem motivo,desatar este nó. Não há “nós dois” agora, neste fim de dia. Amanhã, quem sabe, eu precise ou queira sua companhia. E te trago de volta, te abro a porta, te abraço pra sempre, assim,de repente. Mas hoje meu corpo clama somente por mim mesma:quero apenas o meu copo em cima da mesa, quero somente meu fiapo de domingo adormecendo aqui.
Quero a minha cama larga só pra mim.
Marla de Queiroz

...tua voz...



Às vezes eu simplesmente…
Simplesmente não sei porquê ou como…
É como se proibíssem o poeta de declamar seu verso,
ou a Lua de se tornar cheia no inverno…
É como se vivesse sem ao menos respirar !
Ou como se respirasse sem ao menos viver…
De repente me deu uma saudade
de ouvir tua voz chamando meu nome …

 Guilherme Krähenbühl

19/10/2011

...trancada...


Pensei
o quanto desconfortável é
ser trancado do lado de fora;
e pensei
o quanto é pior, talvez,
ser trancado no lado de dentro.
Vírginia Woolf

17/10/2011

...Não sei...


"A paixão faz a pessoa deixar de comer, dormir, trabalhar, estar em paz. Muita gente fica assustada porque, quando aparece, derruba todas as coisas velhas que encontra.
Ninguém quer desorganizar o seu mundo. Por isso muita gente consegue controlar essa ameaça, e é capaz de manter de pé uma casa ou uma estrutura que já está podre. São os engenheiros das coisas superadas. Outras pessoas pensam exactamente o contrário, entregam-se sem pensar, esperando encontrar na paixão as soluções para todos os seus problemas. Depositam na outra pessoa toda a responsabilidade pela sua felicidade e toda a culpa pela sua possível infelicidade. Estão sempre eufóricas porque algo de maravilhoso aconteceu, ou deprimidas porque algo que não esperavam acabou por destruir tudo.
Afastar-se da paixão, ou entregar-se cegamente a ela - qual destas atitudes é a menos destrutiva?
Não sei."           

Paulo Coelho in,
Onze minutos

11/10/2011

...mesmo...



nunca troque meu medo pelo medo de outro alguém
antes me mostre que é possível, mesmo que não seja


cáh morandi

06/10/2011

...nem sei...


"...Não sinto saudades do seu amor, ele nunca existiu,
nem sei que cara ele teria, nem sei que cheiro ele teria.
Não existiu morte para o que nunca nasceu...."


Florbela Espanca

05/10/2011

...amanhã...


Olha: o amor pulou o muro o amor subiu na árvore em tempo de se estrepar. Pronto, o amor se estrepou. Daqui estou vendo o sangue que escorre do corpo andrógino. Essa ferida, meu bem às vezes não sara nunca às vezes sara amanhã...

Carlos Drummond de Andrade

01/10/2011

...Ninguém o sabe...

vale furado - foto de telmo abreu

 
Estás só.
Ninguém o sabe.

Cala e finge.
Mas finge sem fingimento.
Nada 'speres que em ti já não exista,
Cada um consigo é triste.

Tens sol se há sol, ramos se ramos buscas,
Sorte se a sorte é dada.

 Ricardo Reis, in "Odes"

27/09/2011

...aceitando...


Exatamente assim.
Pesada, sufocada. Ando com uma vontade tão grande de receber todos os afetos, todos os carinhos, todas as atenções. Quero colo, quero beijo, quero cafuné, abraço apertado, mensagem na madrugada, quero flores, quero doces, quero música, vento, cheiros, quero parar de me doar e começar a receber. Sabe, eu acho que não sei fechar ciclos, colocar pontos finais. Comigo são sempre vírgulas, aspas, reticências. Eu vou gostando, eu vou cuidando, eu vou desculpando, eu vou superando, eu vou compreendendo, eu vou relevando, eu vou… e continuo indo, assim, desse jeito, sem virar páginas, sem colocar pontos. E vou dando muito de mim, e aceitando o pouquinho que os outros tem para me dar.”

c.f.abreu

25/09/2011

... Exausta ...


Eu quero uma licença de dormir,
perdão pra descansar horas a fio,
sem ao menos sonhar
a leve palha de um pequeno sonho.
Quero o que antes da vida
foi o sono profundo das espécies,
a graça de um estado.
Semente.
Muito mais que raízes.

(Adélia Prado)

22/09/2011

...Chega...

Chega de desilusões: dei férias para o meu coração!!!
 
Então você quer se demitir do amor?

Isso mesmo, querido chefe coração. Eu quero desaparecer daqui. Quero que você se exploda.
Veja bem. Um dia lindo lá fora. Quinhentas coisas pra fazer. E eu presa aqui o tempo todo. Nessa salinha mofada. Trabalhando vinte e cinco horas por dia sem dormir, sem ver a luz do dia e sem ganhar nada por isso. Vivo exausta e abatida. Chega. Isso é trabalho escravo. Você me deve férias há anos. Você sempre me garante que agora, agora finalmente é a minha vez.

tati b.

21/09/2011

...deveria...



De qualquer forma, poderia tê-lo amado muito.
E amar muito, quando é permitido, deveria modificar uma vida.

Caio

19/09/2011

... irá entender o meu valor!?! ...


Saímos pelo mundo em busca de nossos sonhos e ideais. Muitas vezes colocamos nos lugares inacessíveis tudo aquilo que está ao alcance das mãos.
Quando descobrimos o erro, sentimos que perdemos tempo buscando longe o que já tínhamos perto. Nos culpamos pelos passos errados, pela procura inútil, pelo desgosto que causamos.
Não é bem assim: embora o tesouro esteja enterrado na sua casa, você só irá descobri-lo quando se afastar. Se Pedro não tivesse experimentado a dor da negação, não teria sido escolhido como chefe da Igreja. Se o filho pródigo não tivesse abandonado tudo, jamais seria recebido com festa por seu pai.
Existem certas coisas em nossas vidas que tem um selo dizendo: “você só irá entender meu valor quando me perder – e me recuperar”. Não adianta querer encurtar este caminho.

Paulo C.

18/09/2011

...sabes como tenho saudades tuas?...



A saudade é medida pela força do riso que sai quando a memória solta no ar o rosto desejado. Nem é a boca que faz graça, é o coração. Não tem como medir nem calcular o tamanho do bem querer e a falta que ele já faz quando ainda nem foi embora. Dai você sente um perfume e lembra do pescoço. Ouve uma canção e lembra da boca. Cruza com uma camisa e lembra do braço, dos abraços dados. Saudade é o retorno que o coração quer fazer pras estradas que ficaram, que talvez nem existam mais. Pros planos que desistimos. Pro banco na praça onde sentaram. Pros amores que desistimos ou desistiram da gente. Saudade é uma distância entre nós e como gostaríamos de estar. Saudade hoje, é o teu nome numa placa mostrando o meu caminho.
alma

...metades...


E assim você vai vivendo, contentando-se com metades.
Já que nunca lhe restaram pessoas dispostas a serem suas inteiramente.

(Rosas de Gaveta)

16/09/2011

...o melhor...



'Peça a Deus para que aconteça o que for melhor para você,
porque Deus sempre sabe o que é melhor para nós;
agente, não.
Ana Jácomo

15/09/2011

...magia...


Quem quer aprender magia, deve começar olhando a sua volta.
Tudo que Deus quis dizer ao homem, colocou bem na frente dele.
Basta prestar atenção...

Paulo Coelho

14/09/2011

...introspecção...


Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.

Martha Medeiros, in
Doidas e Santas - A tristeza permitida e
no blog let me fly

...não perdoa...


A vida não perdoa descuidos...

Guimarães Rosa, in:
Corpo de Baile
A estória de Lélio e Lina

...Efémera Espécie...


Poucos me sabem. Meus passos são tímidos e minha voz quase não diz.. Por amante das miudezas, tenho o apreço da insignificância. Complicada e solitária, eis que preservo meus detalhes, quem dirá á algum milagre, com olhos a ponderá-los. Sou duas décadas antes da que nasci e antecedo três da que vivo. Tenho sentido como é dificil se integrar ao que não me cabe. Que presente é esse que me impuseram? Em que futuro me alicerçarei? Que passado me persegue? Sou a desfiguração atual, que aguarda desesperadamente uma explicação coerente á minha efêmera espécie. Encontrarei enfim um convívio? Poderei Senhor,me reconhecer com naturalidade aonde estou? Tenho sofrido demais com essa vida, incompreendida pela percepção conservadora e anti-promiscua. Eu assim, quero ser só. Quero ser tímida. Distante da epidêmica materialista. Quero continuar sendo esse bicho, enjaulada pelos principios, mas altiva a minha exclusividade.

 
Patrícia Vicensotti

12/09/2011

...(Esboço)...


Lembro-me agora que tenho de marcar um encontro contigo, num sítio em que ambos nos possamos falar, de facto, sem que nenhuma das ocorrências da vida venha interferir no que temos para nos dizer.

Muitas vezes me lembrei de que esse sítio podia ser, até, um lugar sem nada de especial, como um canto de café, em frente de um espelho que poderia servir de pretexto para reflectir a alma, a impressão da tarde, o último estertor do dia antes de nos despedirmos, quando é preciso encontrar uma fórmula que disfarce o que, afinal, não conseguimos dizer.

É que o amor nem sempre é uma palavra de uso, aquela que permite a passagem à comunicação ; mais exacta de dois seres, a não ser que nos fale, de súbito, o sentido da despedida, e que cada um de nós leve, consigo, o outro, deixando atrás de si o próprio ser, como se uma troca de almas fosse possível neste mundo.

Então, é natural que voltes atrás e me peças: «Vem comigo!», e devo dizer-te que muitas vezes pensei em fazer isso mesmo, mas era tarde, isto é, a porta tinha-se fechado até outro dia, que é aquele que acaba por nunca chegar, e então as palavras caem no vazio, como se nunca tivessem sido pensadas.

No entanto, ao escrever-te para marcar um encontro contigo, sei que é irremediável o que temos para dizer um ao outro: a confissão mais exacta, que é também a mais absurda, de um sentimento; e, por trás disso, a certeza de que o mundo há-de ser outro no dia seguinte, como se o amor, de facto, pudesse mudar as cores do céu, do mar, da terra, e do próprio dia em que nos vamos encontrar, que há de ser um dia azul, de verão, em que o vento poderá soprar do norte, como se fosse daí que viessem, nesta altura, as coisas mais precisas, que são as nossas: o verde das folhas e o amarelo das pétalas, o vermelho do sol e o branco dos muros.

Nuno Júdice, in “Poesia Reunida”

03/09/2011

...voltei a fugir...


 
Há coisas minhas que você não sabe,
e que precisaria saber para compreender
todas as vezes que fugi de você e voltei e tornei a fugir.

...quando...


É quando nos esquecemos de nós mesmos que fazemos coisas que jamais serão esquecidas.


Ellen G. White

02/09/2011

... resignação ...


Não sei como explicar isto. É difícil perceber esta coisa a que chamam coração e que não é mais que uma amálgama de sentimentos. Dói mais assim. Não poder rasgar o peito e agarrar qualquer coisa até que pare. Dói mais assim. Há dias que parecem demasiado longos, outros demasiado curtos e é isso que os distingue. Acordo, adormeço (quase sempre com dificuldade), e dias há em que nada acontece pelo meio.

É uma dor generalizada. Sem que consiga distinguir onde mais dói. Se é ansiedade, melancolia ou paixão, não sei. Não é fácil. Não sei como explicar. Mas começo por isto: sinto uma permanente saudade de tudo. Do que passou e do que está para vir. Foi isso que me fez voltar. Foram as saudades daquilo que sentia quando bebíamos sumo de morango, em picnics improvisados no quintal de tua casa. E tu dizias: és irremediavelmente defeituoso. E sorrias. E agarravas-me a mão e dizias: mas tens bom coração. Parecias gostar de mim.

Quando o Outono chegou deixámos de nos encontrar. Ficou a saudade. Contigo era mais fácil: entendias-me melhor. Mesmo quando eu usava quarenta palavras para explicar aquilo para que bastava apenas uma. Ficou a saudade, ficou a dor indistinguível que arrasta as horas, e apenas duas coisas para entreter o coração: a esperança de voltar ao que tive e a resignação de não o poder fazer.

pedro guerra in,

20/08/2011

...aprendi?...


Aprendi a amar menos, o que foi uma pena,
aprendi a ser mais cínica com a vida,
o que também foi uma pena, mas necessário.
Viver pra sempre tão boba e perdida teria sido fatal

02/08/2011

...passou ou ficou?...



Passou...
o tempo, a dor, a falta, a saudade...

Ficou...
o gosto amargo da ingratidão,
as lembranças tristes das palavras duras
e as cicatrizes que a tua maldade me causou.



a.vasconcelos

14/07/2011

...barulho...


Enquanto isso, enquanto digo coisas sem parar, enquanto mantenho minha fama de nem aí, por dentro da minha cabeça estou sempre correndo atrás de qualquer lugar que só existe porque lá está você. Mas dei um jeito de sumir, não é porque isso parece um pouco com amor, e amor pressupõe ingredientes grudentos e piegas, que não posso tomar a decisão racional de não mais te ver. Na maioria das vezes acho que amor é apenas o nome que dei a um barulho que não sai da minha cabeça.
 
 

...excesso mata...




Clarice Lispector



- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende

14/06/2011

... era amor ? ...

Se não era amor, era da mesma família. Pois sobrou o que sobra dos corações abandonados. A carência. A saudade. A mágoa.  
Um quase desespero, uma espécie de avião em queda que a gente sabe que vai se estabilizar, só não se sabe se vai ser antes ou depois de se chocar contra o solo.

Martha Medeiros 

19/05/2011

... don't hurt her ...


"You may not be her first, her last, or her only.
She loved before, she may love again.
But if she loves you now, what else matters?

She's not perfect - you aren't either, and the two of you may never be perfect together but if she can make you laugh, cause you to think twice and admit to being human and making mistakes, hold onto her and give her the most you can.

She may not be thinking about you every second of the day, but she will give you a part of her that she knows you can break - her heart.
So don't hurt her, don't change her, don't analyze and don't expect more than she can give.
Smile when she makes you happy, let her know when she makes you mad and miss her when she's not around."
Bob Marley

05/04/2011

... até breve ...


... não foste tu que morreste ... fui eu ... renascerei outra ... quando tiver forças para voltar ... mas nunca mais o que era, antes de ti, meu amor mais pequenino ... até breve

23/03/2011

...herança...

 filhos herdam promessas que pais não cumprem

(Enfim aqui estou,
Para sempre?
Não certamente,
Mas para ti, eternamente!!!)

Pai de Alex

... Não...


Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas.
Sozinho não o podia fazer.

Franz Kafka

22/03/2011

...reduzida...



"O amor não pede esforço.

O amor acontece

 
Fico ás vezes reduzida ao essencial,

quer dizer, só meu coração bate."


C. Lispector

21/03/2011

...dia da poesia...



Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.
O que confesso não tem importância, pois nada tem importância.
Faço paisagens com o que sinto.



fernando pessoa

19/03/2011

...mar...



Você está tão perto

... te sinto tão longe

Nem mãos de corpo

Nem mãos de alma

Te alcançam...



É como ter um mar inteiro para beber

Com os olhos.
 
cáh m.

18/03/2011

...inteira...



Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso.
Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.


clarice lispector

17/03/2011

...longe...

"longe é um lugar que não existe"


estás no meu coração
e é assim que te quero

só espero
que o sintas bater por ti
e por ti o queiras libertar
não posso mais estar sem ti
faz-me bem meu amor

14/03/2011

... morro sem ti ...



A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.


(Norman Cuisins)

...medo...



Por incrível que pareça, muita gente tem medo da felicidade. Para estas pessoas, estar de bem com a vida significa mudar uma serie de hábitos – e perder sua própria identidade.
Muitas vezes nos julgamos indignos das coisas boas que acontecem conosco. Não aceitamos os milagres – porque aceitá-los nos dá a sensação de que estamos devendo alguma coisa a Deus.
Além disso, temos medo de nos acostumar com a felicidade.
Pensamos: “é melhor não provar o cálice da alegria, porque, quando este nos faltar, iremos sofrer muito”.
Por medo de diminuir, deixamos de crescer. Por medo de chorar, deixamos de rir.

paulo coelho

12/03/2011

...o mínimo...


(...) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz...
c lispector 

...meu bem...


"Há bens inalienáveis, há certos momentos que, ao contrário do que pensas, fazem parte da tua vida presente e não do teu passado. E abrem-se no teu sorriso mesmo quando, deslembrado deles, estiveres sorrindo a outras coisas."

 Mário Quintana

11/03/2011

...antes...


O amor nunca vem antes, não há oração, coração ou simpatia para que ele se anteceda. Vencer a nós mesmos, vencer a própria pressa, suportar e decifrar o descaso e descanso da hora. Esperar. Esperar como se não tivéssemos urgência, esperar como se a espera fosse o último motivo de não ir para frente. O amor nunca vem antes. Nunca antes da paixão, nunca antes da primeira oportunidade para pular do barco, nunca antes de conhecer o outro tão fundo a ponto de desistir. O sentimento seleciona ou anula, e entre um sim ou um não a linha é tão tênue e ao mesmo tempo um enorme abismo. Sim ou não. Uma escolha rende a história de uma vida, ou de duas. Escolher quando a chance de ser escolhido é bem maior. O amor nunca vem antes... Sempre virá depois do que pensamos ser amor.
 
cáh morandi

...breve...



Breve porque quero, breve porque preciso, breve porque não me agüento mais chorando pelos cantos, porque não agüento mais sempre ser apontada como a sofredora, a guerreira, a sobrevivente. Afinal de contas, qual foi a guerra que eu entrei que eu não me lembro? Não me deram uniformes e nem fardas, não me ensinaram a atirar e a me esconder de granadas.

Não quero mais guerra, quero paz.
Rani Ghazzaoui


09/03/2011

...ás vezes...



E se não quisermos, não pudermos, não soubermos, com palavras, nos dizer um pouco um para o outro, senta ao meu lado assim mesmo. Deixa os nossos olhos se encontrarem vez ou outra até nascer aquele sorriso bom que acontece quando a vida da gente se sente olhada com amor. Senta apenas ao meu lado e deixa o meu silêncio conversar com o seu. Às vezes, a gente nem precisa mesmo de palavras.

ana jácomo

02/03/2011

...por ti...


adeus meu amor
vou embora deste lugar, desta vida a que não pertenço

àqueles que um dia sintam a minha falta só desejo tudo de bom
ficarão muito melhor sem mim
não espero compreensão nem perdão
pois sou eu quem falho aqui
não consigo mais ficar

tu desistes de continuar comigo
eu desisto de continuar sem ti

levo-te em mim
parto com a angustia de saber nunca ter sido amada
deixo-te a alegria de saberes que te amarei para todo o sempre

e vou
porque preciso de amor
e não há aqui amor pra mim
não consigo respirar assim
e se é pra morrer de amor
que seja por ti