27/03/2010

... deixa-me conhecer-te...


A antecipação de um lugar ou de alguém, será sempre um fenómeno efémero face à realidade encontrada desse acontecimento antecipado.

Se por um lado a nossa imaginação constrói imagens mais perfeitas que a realidade, a continuidade do tempo e espaço do real, confrontado com o que dele esperámos tornam a nossas expectativas forçosamente imperfeitas e incompletas, quando finalmente se cruzam a antecipação e o real.

Por exemplo, idealizamos mundos perfeitos, quando confrontados com um folheto turístico de um ilha paradisíaca com palmeiras sob um pôr-do-sol em águas cristalinas. Contudo, essa idealização perfeita na forma, será imperfeita comparada com a realidade. Essa ilha será real: terá certamente pobreza, esgotos, buracos nas estradas, crimes e doenças tropicais….

O processo de conhecer alguém, sofre deste mesmo confronto do real com o imaginário. Criamos bonecos ou réplicas ideais onde afinal existem seres humanos complexos, com os seus medos, complexos, sentimentos, defeitos e virtudes e tripas e dores físicas, e coração e alma.

Dependerá de nós a escolha de ver nos outros, o boneco que deles idealizámos ou por outro lado procurar o ser vivo que existe para além do que os nossos olhos conseguem ver …

Doll or a girl
publicado por MarioG

2 comentários:

Lúcia disse...

Olá Malu,
" preciso de alguém que dê asas aos meus pensamentos" ...completo...alguém que me tire o ar dos pés paa que eu possa flutuar pelo tempo.
Belo espaço o seu...pelas imagens...Irei visitar sempre você.
Abraços Lúcia Amorim

Malu disse...

sim não deixo de ser transparente quando me descrevo... obrigado lúcia... ( ninguém gosta de estar só )